O Ministério da Educação Mpinda Simão a inserção de mais de 18 mil
professores no presente ano a nível nacional para o ensino primário e
secundário o prevê aumentar alargando assim a rede escolar para cinco porcento.
De acordo com o titular da educação o aumento faz parte do programa de
desenvolvimento, que tem como objectivo fundamental o alcance da educação para,
onde o aumento de alunos implica o aumento de professores.
Mpinda Simão falou também da distribuição de livros nas escolas, sublinhando
que em 2012 foram produzidos cerca de 37 milhões de livros para o sistema, mas
houve um défice que afectou a 5ª e 6ª classes. Para 2013 estão a ser produzidos
mais livros de maneiras a corrigir a falha de 2012, daí o motivo do atraso na
distribuição.
Educação inclusiva é a próxima meta
A educação inclusiva é uma meta que o país pretende alcançar nos próximos
tempos para proporcionar a todos o acesso, permanência e término escolar, que
tem como suporte legislativo a Lei 13/01 de 31 de Dezembro, refere um documento
do Ministério da Educação (MED).
Segundo o documento, a constituição da República, no seu artigo 83,
estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação,
preferencialmente nas escolas do ensino geral, promovendo assim a sua plena
inclusão na sociedade.
"Trata-se portanto de duas questões: o direito a educação comum e o
direito a receber educação, sempre que possível junto com as demais pessoas nas
escolas regulares.
O estatuto da modalidade da educação especial incorpora um conjunto de
medidas que permitem ao sistema de educação garantir o enquadramento escolar
dos alunos com necessidades educativas especiais, independentemente da sua heterogeneidade.
Actualmente, a educação especial está presente nas 18 províncias do país,
tendo sido atendidos em 2011, 23.193 alunos, dos quais 10.527 do sexo feminino.
Em Angola, a educação especial conta com uma rede escolar de 13 escolas
especiais e 687 escolas inclusivas. Para o atendimento da referida cifra, conta
com 4.517 professores, a leccionarem nas diversas áreas.
Foram formados no âmbito da cooperação Angola/Brasil, 798 formadores
provinciais em sete áreas de intervenção
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