Fenómeno
mata-aula
É uma ideia caracterizada como
fenómeno sociológico, em que os estudantes das escolas secundárias em Luanda
abandonam por livre vontade as salas de aulas para se juntarem com os demais em
recintos fechados, onde bebam, fumam e experimentam outras mais variadas
experiencias negativas, como a prostituição e o consumo de bebida alcoólica.
(Jornal O País, 2015, p.13)
Este fenómeno da perca de valores
na sala de aula, da indisponibilidade dos professores e encarregados de
educação em dar apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos
alunos. O fenómeno provoca a reunião de centenas de estudantes a partir das Redes
Sociais Virtuais, como o facebook e o Wathapp onde planificam as rotas de
chegada ao local, o que consumir e como pagar em todas as sextas-feiras.
Para Weber na sua obra conceitos
sociológicos, estes grupos possuem uma “Relação Aberta” em que a liberdade de
fazer algo é um factor inclusivo e de atracção de mais estudantes. Segundo ele este
tipo de associação cuja regra fundamental consista na sua abertura a
reciprocidade é uma ideia que norteia o mesmo grupo, pois os membros são
guiados pelo objecto da unidade, que é a diversão, sem que se importem com as
consequências negativas, para este caso. (p.72)