terça-feira, 19 de setembro de 2017

desejos, realidade e outros sonhos










Uma nova filosofia de vida






frases soltas






O meu outro lado




Meus pensamentos




A Vergonha do Dólar

CRÓNICAS DE BUSSULO DOLIVRO


Era um hábito, todos os finais do ano, o Soba Mbaka regedor da Aldeia Mbaka reunir-se com os seus aldeões, nas ribeirinhas do rio Ulonga. O propósito não passava das simples orientações agrícolas às novidades políticas e culturais, que eram notícias nos jornais da capital, Luanda.

E sempre que, o mês de Novembro chegasse, crianças, jovens e velhos cogitavam sobre a quantidade da colheita, de olhos fechados. O milho, o feijão e a mandioca assim como a bata-doce, preenchiam uma longa fila, em que as hortaliças tinham maior aderência nas panelas do litoral, Luanda e Benguela.


E isto sucedia quando o fumo se perdesse na atmosfera, o povo acorria descalço, partilhando ideias sobre a caça, pesca e possíveis viagens à cidade maravilhosa, Luanda até a beira do rio.

O caudal do famoso rio Ulonga beijava a aldeia numa curva majestosa de 90 graus, oferecendo a graciosidade da pesca artesanal, lavagem de roupa e consumo doméstico para todos os aldeões. Em poucos minutos estavam todos concentrados debaixo do único embondeiro, deixado pelo acaso natural dos fenómenos.

 – Kalungi? Saudava o regedor da aldeia, num gesto subtil, com as palmas, chamando atenção dos demais.
– Kuku, responderam os aldeões num coro saudoso, que precipitou as aves hibernadas nos ninhos do verão!

Normalmente o regedor da aldeia, principiava com uma canção, que se tornava tradicional, mas naquele dia, e naquela hora, decidiu chorar, abrindo uma maré-baixa de cacimbo no verão.

– A suku yange! Nhe twalinga?

O povo perplexo, sentiu o prenúncio de uma maldade no seio do poder tradicional, que se convertesse em doenças, seca ou mesmo o desaparecimento de toda aldeia. Tal facto sucedera pela primeira vez no ano 40 na época do milho vermelho, com os ancestrais do Regedor da aldeia.

O Soba com rosto pálido, cabisbaixo começou por informar, que desaparecera misteriosamente o dinheiro, que comprava a água, limpava as ruas da cidade de Luanda, e alegrava os deputados assim como os cachorros raivosos em Dezembro pelo que era necessário, que todos se concentrassem no campo, por estarem nas vésperas de uma catástrofe desconhecida.

– Até os pássaros vão morrer? Perguntou uma criança, que tinha a barriga maior, que o normal.
– O rio vai secar, meu filho, respondeu um ancião, encobrindo a vergonha ética dos pais. – Quando os mais velhos estão a falar, você fecha os pés, replicou o ancião oitocentista.

O Regedor acrescentou, – Não haverá chuva durante muito tempo, quem conseguiu colher muito, poupe e dê um pouco aos que, não têm. Equanto o Regedor terminava o povo inverteu o corpo da reunião, uns sentaram outros levantaram-se. Os proverbistas tossiam de desânimo, fazendo crer, que uma diarreia de fome se aproxima, na incontornável procura pelo dinheiro, que fazia dançar a cidade maravilha.

- Vamos deixar de receber sementes, enxadas e outros meios de trabalho, os dias difíceis estão por vir. Terminava o discurso do mais velho, depois de exemplificar repetidas vezes as sete formas de morrer feliz.

O povo manifestou-se pasmo, e um oceano de murmúrio ondulou às árvores, que já começavam a secar, como os dólares nos bancos privados da cidade maravilha.

O anúncio infortúnio surgiu numa altura em que o povo se preparava para o ritual sagrado do Ulambo, em que as crianças, que chegassem à puberdade eram circuncisadas, e as meninas um corte no clítoris era obrigatório. O ritual amenizava a desgraça na aldeia atraindo turistas para o início da permuta, processo colonial, precipitado por D.Cão de Portugal.

Duas horas depois o povo sentiu-se ofuscado, quando o Regedor decidiu retornar ao ritual do prolongamento das gerações – Litokeka ao invés do Ulambo. Este consistia no acasalamento obrigatório das meninas em idade fértil para que, deixassem descendentes, antevendo deste modo o fim da aldeia a ser imersa nas águas do rio Ulonga como no ano 40.


Esta atitude do Regedor abriu fuga de uma centena de meninas, que decidiram procurar outra forma de vida na cidade maravilha, Luanda, vendendo Cuecas e lábios secos de vergonha.  

O Romance de Agualusa - A Conjura na descrição de Bussulo Dolivro



Minhas Anotações
Seria utópico se dissesse, que a fadiga de um povo traumatizado pelo passado é prova de que Deus não a corda, e tais palavras, a prior, falsas ocupariam as colunas dos jornais cristãos. O primeiro julgamento viria de meus irmãos, que sempre me inspiraram, pois como o autor subscreve em textos acima, sustento, que nenhuma dor é interminável, nenhum império é imbatível, e nenhuma criança permanece infantil até que entre as pernas se sacodem a ira do calor!



– Mas ó menino! Põe tento naquilo que dizes...
Carlos da Silva encolheu os ombros, continuou:
– Como entendeis vós a independência? Como eu talvez, isto é, a desunião de Portugal, da nossa mãe pátria. Para quê, para nos acolhermos em seguida a qualquer bandeira estrangeira? Não ficaremos pois
independentes. A cerimônia que se fizer não será mais do que a mudança de papéis porque continuaremos a estar dependentes, se não de Portugal, da nação a cuja bandeira nos formos acolher. E não será melhor que continuemos a ser portugueses, e com bastante orgulho porque os nossos avós o foram, os nossos pais o são?
Severino interrompeu-o:
– Orgulho? Pois você tem orgulho em ter por tutor um país como Portugal? Que nada nos trouxe de bom, que nada fez para o desenvolvimento de Angola! Que apenas nos assegura a miséria, o embrutecimento, a fome, a morte enfim? É o orgulho do boi pela canga que o traz cativo!

***
– Ainda que venha a república, Portugal não tem capacidade para desenvolver Angola. Melhor seria que nos vendessem à França, à Alemanha ou à Inglaterra, como de resto o pretendem alguns senhores deputados.

Do segundo capítulo Pág. 68-69

***
Os ecos desta pacífica revolta, desta clamorosa passeata pela baixa pombalina, chegaram a Luanda atrasados de alguns dias. Chegaram contudo mais vivos de cor, crescentados de tiros e de sangue e de piedosos detalhes destinados a despertar o espírito da nação.




Quando o velho colonialista Silva Porto se embrulhou na bandeirinha azul do reino e, empoleirado num barril de pólvora, se fez explodir, a ele e à sua libata e a todo o armamento e munições, sabia com certeza que estava
a lançar petróleo à alta fogueira dos ódios nacionalistas e, assim, indiretamente, a perpetrar um massacre.

– A Sanga transformou-se na pátria de todos os perseguidos, de todos os ofendidos, de todos os humilhados. Viviam nela gentes de diferentes tribos, serviçais e homens da cidade. E o que tinham de comum entre eles era o mesmo combate contra o muene puto, a mesma funda ânsia de liberdade. E é isso que nós queremos também...

Do Terceiro capítulo, pág, 82-83 e 105

****
Por esta altura deflagravam em Luanda uma série de greves e sobressaltados acontecimentos, tendo como origem um artigo inserto no número quatro d’A Gazeta de Loanda, único periódico que, ao tempo, se publicava na capital da colônia.
O dito artigo multiplicava-se em insultos soezes contra a raça negra, não sendo daí, porém, que vinha a maior novidade; de novo havia que, tomando por base tais dantas-baratismos, o audaz croniqueiro se atrevia a construir teorias e a avançar com propostas que até então ninguém havia ousado publicamente apadrinhar. Por exemplo, propunha que se substituíssem as penas de prisão por castigos corporais, pois “meter em ferros d’El Rei um preto que delinquiu assassinando, roubando, ferindo, ofendendo a moral por ações ou palavras, não é aplicar um castigo, é antes incitá-lo ao crime, é lisonjear-lhe o instinto, é dar-lhe o prêmio. Pois qual é o ideal do preto senão comer sem trabalhar? Qual é a sua lei, a sua norma de vida, o seu superior anseio? Não somos apologistas dos castigos corporais. Achamo-los uma barbaridade, pelo mesmo motivo que achamos a pena de morte um crime oficial. Mas umas palmatoadas não matam ninguém”.

Do quinto capítulo, pág159

Minhas Anotações

Seria utópico se dissesse, que a fadiga de um povo traumatizado pelo passado é prova de que Deus não a corda, e tais palavras, a prior, falsas ocupariam as colunas dos jornais cristãos. O primeiro julgamento viria de meus irmãos, que sempre me inspiraram, pois como o autor subscreve em textos acima, sustento, que nenhuma dor é interminável, nenhum império é imbatível, e nenhuma criança permanece infantil até que entre as pernas se sacodem a ira do calor!