terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lançamento de gritos e Penumbras Bussulo Dolivro

A editora Soletrar vai apresentar terça-feira, às 10H00, na sala de conferências do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), o livro de poemas, intitulado “Gritos e Penumbras”, da autoria de Francisco Bussulo.
O livro, o primeiro do autor, é composto por 50 poemas, escritos em 50 páginas, e tem uma tiragem inicial de mil exemplares. Nos seus versos, Francisco Bussulo faz um retrato crítico do quotidiano da sociedade contemporânea mundial.
O livro, número um da colecção “Sociedade de Letras”, não apresenta um cariz amoroso, mas sim de advertência social “ao homem pelos males causados ao seu próximo, na sua incessante busca pelo poder, numa sociedade cada vez mais aberta e moderna”.
Para Francisco Bussulo, o livro “Gritos e Penumbras” é uma análise psicológica do dia-a-dia que leva cada leitor a fazer uma introspecção da sua vida. “Quem ler os poemas pode tirar as suas próprias conclusões, apesar das sátiras existentes no livro”, realçou.
Fazendo um apelo especial à busca do homem pelo poder, o livro não procura, diz o autor, julgar as pessoas, mas sim as suas acções. “É preciso mostrarmos às pessoas um pouco da realidade provocada pelo modernismo. Embora a poesia não seja o melhor veículo para passar esta mensagem, procurei enviar um recado construtivo em cada verso dos poemas”.

O título, criticado pelo sociólogo Zeca Branco, da Universidade Piaget e os professores de História de África e Língua Portuguesa, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Júlio Mendes e Daniel Muanza, foi prefaciado pelo docente e crítico literário Bukusu Anchim, da Universidade Agostinho Neto.
No prefácio do livro, o professor universitário Bukusu Ndongala Achim escreve que na linguagem dos poemas de “Gritos e Penumbras” há afirmação de uma dualidade, em que o autor faz transpirar e transparecer o sentimento profundo de um ser.
Francisco Bussulo desde muito cedo começou a revelar-se no mundo literário, tendo visto os seus primeiros artigos publicados no semanário O Independente, passando nesta altura a colaborar no “Suplemento Cultural IN”.
É actualmente professor, estudante de jornalismo e membro da revista literária “SoletraR” do município do Cacuaco.


http://jornaldeangola.sapo.ao/17/39/artigo?title=Soletrar+Editora+lan%C3%A7a+livro+do+poeta+Francisco+Bussulo&submeter=enviar&sec_id=17&sub_
id=39&seo=
soletrar_editora_lanca_livro
_do_poeta_francisco_bussulo&name=&email=&comment=

Agricultura imparavel em 2012


 

Por comportar um dos sectores de desenvolvimento socioeconómico para auto-suficiência alimentar em Angola o sector da agricultura é um dos que mais cresce em todo o país, quer nas províncias do interior assim como do litoral.

 

Na pronvincia de benguela uma federação das cooperativas agro-pecuárias foi criada na comuna do Dombe Grande (Baía Farta), um Centro logístico da Fertiangola, os Polos de aproveitamento agrícola nos vales do Cavaco e Catumbela assim como uma fábrica de processamento de tomate e banana.

 

No município do Bailundo, Huambo O sector da agricultura, pescas e desenvolvimento rural no município foi reforçado com a aquisição dos três tractores, meta que se enquadrou no programa do Executivo Angolano de combate à fome e à pobreza o mesmo orçou em 28 milhões de kwanzas.

 

A administração local que conta com 700 toneladas de fertilizantes diversos, que serão distribuídos às associações, pensa incentivar o alargamento das áreas de cultivos em todo município, por forma a que as famílias camponesas e agricultores aumentem as áreas de cultivo nesta época agrícola, além do reforço do IDA.


O município de Bailundo vai contar com a intervenção de 56 associações de camponeses e três cooperativas agrícolas, potencialmente agrícola na produção de cereais e tubérculos.

 

 

 


 

 

 


Na provincia do Kwanza Sul, Sumbe a Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural prevê à abertura oficial da campanha agrícola 2012/2013 com a distribuição de inputs às famílias camponesas, organizadas em 250 cooperativas controladas.

 

As cooperativas contam com cerca de 800 hectares pela Mecanagro, sob orientação do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDA) os mesmos serão entregues aos camponeses 300 toneladas de adubo, 30 de semente de feijão, 100 de semente de milho, cinco de massango e de massambala, três mil catanas entre outras ferramentas.

 

Este ano, a direcção apostou igualmente na utilização de juntas de tracção animal, substituindo os tractores no processo de cultivo devido a dificuldades na obtenção de combustível.

 

Para o final deste ano foram já distribuídas 50 a 75 juntas de tracção animal aos municípios do Mussende, Kassongue, Cela, Ebo, Kibala e Conda.

 

 

Na provincia do Bengo e Luanda os agricultores de Cacuaco-Funda do Porto Quipiri, do Dande e das Mabubas em Caxito sentem-se motivados desde a transferência do mercado Roque Santeiro ao Panguila  com a transferência do mercado Roque Santeiro dado a proximidade que têm de evacuar os seus produtos agrícolas em grande quantidade e pelo elevado número de transporte que actualmente se deslocam aquela cidade.

 

A localidade que possui mais de 2 mil cuja actividade principal é a agricultura vê agraciada com a oportunidade em incrementar a sua produção de horticultura, fruticultura e outros elementos do campo.

 

Os camponeses do Quipiri pedem no entanto o apoio do sector agrícola do município do Dande a influenciar os empresários nacionais e estrangeiros a investirem naquela localidade para a prosperidade do município.

 


No município de Longonjo cerca de cento e vinte toneladas de fertilizantes diversos estão disponíveis, a preços acessíveis, para as famílias camponesas e agricultores numa iniciativa que visa incentivar o alargamento das áreas de cultivo.


os responsáveis administrativos estaõ a prever  no pr´ximo ano, 2013 mais de 45 mil hectares de terra, com um envolvimento de 12 mil e 410 famílias camponesas e agricultores associados.

 

Na provincia doBié novas técnicas estão a ser ensaiadas visando aumentar o rendimento da produção agrícola, segundo afirmou o director local da "Mecanagro", Felizardo Brito Capepula.

 

O responsável sublinhou que, as novas técnicas que a empresa nacional de mecanização agrícola está a ensaiar, consubstanciam-se na aplicação de "Calcário" no momento de preparação dos hectares destinados à produção agrícola.

Felizardo Brito Capepula afirmou que a nova técnica tem como finalidade enriquecer os solos para tornaá-los mais férteis e contribuir no melhoramento e rendimento da produção agrícola, sobretudo, na fase da colheita de produtos do campo.

 

É de recordar que a Mecanagro em onze anos preparou 600 mil hectares de terras aráveis. A mesma, Mecanagro, criada ao abrigo de um decreto do Conselho de Ministro 05/1 de 19 de Janeiro de 2001, está vocacionda à prestação de serviços mecanizados como preparação de terras, lavoura, abertura de estradas terciárias e obras de Engenharia Rural.

 

 

LAÇOS DE EMOÇOES É LANÇADO EM FEVEREIRO DIAS 13 E 14 DO ANO 2013 .. BUSSULO DOLIVRO

A OBRA SERÁ GRATUITA E PODERÁ SER BAIXADA AQUI 
A motivação é a válvula humana que potencializa nossas necessidades e desejos, fazendo redescobrir em nós a luta que temos, e a vontade de nos encontrarmos uma vez na vida, quando aceitamos nossas diferenças. LAÇOS DE EMOÇÕES é uma obra literária composta de sentimentos reais, lidas directamente de pessoas que testemunharam fases difíceis de solidão, angustia e desespero. E estas pessoas estão dispostas a esquecer o universo melancólico de amarguras que vivenciaram, através da partilha de novas Histórias e vidas novas. 1ª EDIÇAO ELECTRÓNICA_SEGUNDA OBRA DE BUSSULO DOLIVRO
DIA 27 LANÇAMENTO E DISTRIBUIÇÃO OFICIAL, ONLINE DA OBRA### LAÇOS DE EMOÇOES, "OUÇA A SUA VOZ INTERIOR E MUDE O RUMO DE VER A VIDA, RECONHECENDO SEUS FRACASSOS E LIMITAÇOES
 
921898887  912370817

gritos e penumbras foi lançado em 2009 do escritor Bussulo Dolivro- angolano


LEIA A PRIMEIRA OBRA DE BUSSULO DOLIVRO, LANÇADO EM 2009, NO ISCED, DIA 19 DE AGOSTO "GRITOS E PENUMBRAS" BAIXE E LEIA GRATUITAMENTE, E NÃO SE ESQUEÇA, DIAS 13 E 14 ###DIAS 13 E 14 LANÇAMENTO E DISTRIBUIÇÃO OFICIAL, ONLINE DA OBRA### LAÇOS DE EMOÇOES, "OUÇA A SUA VOZ INTERIOR E MUDE O RUMO DE VER A VIDA, RECONHECENDO SEUS FRACASSOS E LIMITAÇOES