O Ministério da Educação desenvolveu, no quinquénio (2008-2012),
programas e acções, cuja implementação centrou-se no programa da reforma
educativa, na reestruturação do serviço de inspecção escolar
Aos aspectos concorrentes para a melhoria da qualidade de ensino destacam-se
dois factores, nomeadamente endógenos (carteiras, escolas, manuais, formação de
professores) e exógenos (participação dos encarregados de educação no
acompanhamento da vida escolar dos educandos gestão das instituições
escolares).
O MED tem vindo a observar um aumento nas taxas de aprovação em
todos os níveis de ensino e consequentemente diminuição das taxas de reprovação
em todos os níveis de ensino.
Mpinda Simão acrescentou ainda notar com apreensão a estabilidade
das taxas de abandono escolar, mas ainda há algumas preocupações a serem
levantadas, no referente a proporcionalidade entre o aumento das taxas de
aprovação e os níveis de conhecimento que os alunos possuem ao frequentarem uma
determinada classe, a influência do nível de organização das escolas para obter
uma qualidade de ensino aceitável de acordo com os padrões internacionais.
Na base destas projecções registou-se a implementação satisfatória
do programa da Reforma Educativa, a formação e superação de docentes e gestores
escolares, a disponibilização de material escolar e o programa de merenda
escolar.
Persistem ainda muitas dificuldades na realização do processo de
ensino, aprendizagem na escola e na sala de aulas provocado pela sistemática
ausência dos locais de trabalho dos directores e professores e negligência
generalizada, referiu.
No Cunene prevê-se a intensificação do ensino de adultos em 2013 o
sector vai em 2013, intensificar o ensino de alfabetização a nível das
localidades, visando permitir que mais cidadãos aprendam a ler e a escrever.
O programa conta com novos alfabetizadores que aguardam apenas por
um seminário de capacitação para que no próximo ano lectivo sejam enquadrados
no sistema de alfabetização, juntando-se aos 300 já existentes.
Ao nível dos municípios do Kwanhama, Cuvelai, Coroca, Namacunde,
Ombadja e Cahama, o programa conta com alguns parceiros, sobretudo as
instituições religiosas, que de forma positiva têm contribuído para a erradicação
do analfabetismo. 10.650 adultos foram alfabetizadas no módulo I, que
corresponde a 1ª e 2ª classes, de Março a Agosto do ano em curso, pelo programa
de aceleração escolar.
No período de 2007/ 2011 foram já formados no município do Tômbwa mais de três
mil jovens em diversos cursos médios, mormente nas especialidades de
Geografia/História, Matemática/Física, Biologia/Química, Língua Portuguesa,
Francês, Inglês, Ciências Exactas e Comunicação Social.
No Bengo a fuga de
responsabilidade docente está a ofuscar o ensino a afirmação é do
Secretário-geral do Sinprof/Bengo João Zacarias Pedroto que sustenta o facto
dado não pagamento dos cargos de coordenadores de cursos, turma, turno,
disciplinas e mais de 13 professores sem salário, subsídios de exame não desde
o ano 2011 e o suprimento dos acordos ratificados entre o Simpro/Bengo e a
Direcção provincial da Educação.
Preocupados com a qualidade de ensino em
Angola o Instituto Superior de Ciências de Educação em Luanda ISCED realizou a
10ª jornadas científicas com o lema “A profissionalização e a investigação para
a excelência da Educação Universitária”
onde procuram debater as mais diversas ideias relacionadas Debater as
principais experiências que conduzam à nova reorganização da actividade de
Educação.
Em benguela foram admitidos mais de cem novos professores no município de Caimbambo, 116 quilómetros
a sul da cidade de Benguela, a admissão de novos professores, eleva-se para mil
e 233 docentes a nível da circunscrição, que possui 101 escolas, sendo 99 do
ensino primário.
Na Huila novas escolas albergam mais de 27 mil crianças na
enquadradas nos últimos três anos pela direcção provincial da Huíla da
educação, graças a construção de seis mil e 868 novas salas de aula.
A província da Huíla contava, em 2008, com 35 mil crianças que não
estudavam, número que caiu para oito mil em 2012, em função dos investimentos
no sector. No presente ano lectivo foram matriculados na província da Huíla um
total de 724 mil e 726 alunos, que estudam em mil e 817 escolas.