SOBRE O AUTOR
Nasceu na cidade do Kuito, centro de Angola. Por razões da guerra fratricida que assolou o país foge com os seus pais para capital, Luanda, onde concluiu os estudos primários nas escolas Católicas e Protestantes, e neste último veio a terminar o segundo ciclo do ensino secundário. Na mesma foi eleito como melhor estudante do curso de ciências jurídicas e económicas, 2005.
Entre os anos 2005 a 2007 foi eleito como melhor leitor do Semanário Independente em Luanda, facto que o permitiu pela primeira vez aguçar o punho literário ao público nacional como plumitivo. Naquela órgão de informação Bussulo publicou diversos géneros literários; como contos, poesia e crónicas na Rubrica Suplemento Cultural.
Destacam-se entre os seus primeiros textos literários e científicos:
O Sono Da Verdade (Crónica),
Noites Canibais (Conto), O Verbo (Poesia); Sábado 5 De Novembro-2005 Pp.6-7.
Tragédia No Atlântico (Crónica), Miopia (Poesia); Sábado 24 De Dezembro De 2005 Pp.6-7.
Sepultura Do Futuro (Crónica), Rebanho (Poesia) Sábado 29 De Outubro 2005 Pp.6-7.
O Presbitismo Selvagem (Critica), Sábado 26 De Novembro 2005 p.6.
Necrópoles Ao Paraíso Terrestre (Crónica), Sábado 10 De Dezembro De 2005 Pp.6-7.
Um País Em Chama (Conto), Sábado 15 De Outubro De 2005 Pp.6-7.
A Nossa Cultura (Ensaio científico), Luanda (Poesia), Sábado 14 De Janeiro De 2006 Pp.6-7 e outros publicações perdidas na Internet.
Em 2009 publicou a obra literária Gritos e Penumbras (poesia), livro que o deu destaque comparativo com os escritores de renome como João Maiomona, Paxe e mesmo até de Césaire, de Damas ou Franz Fanon (como lê-se em prefácio). E em 2013 publicou Laços de Emoções (Poesia).
Foi um dos vencedores do concurso de poesia em rádio, "Concurso "Gente e Arte" patrocinado por uma das estações privadas de rádio, num projecto que culminou com a edição de um CD de poesia, em 2007.
Bussulo é profissional de comunicação Social. Teve uma passagem na rádio entre os anos 2009 à 2011, antes de inclinar-se à imprensa escrita. Escreveu para alguns jornais de Luanda e Benguela como o Semanário Independente, Factual, e Semanário Agora e o Correio do Sul e o portal musical – Marimba.
É também especialista em Ensino de História no Instituto superior de Ciências da Educação, ISCED de Luanda. Tem a cor preta como a favorita, e o animal de estimação o gato, mas nunca pensou em criar um.
No dia 25 de Outubro, 10H30, NO ISCED de Luanda Bussulo lança a sua terceira obra literária: UM CARRO DE LATA NO FIM DA LUA – O Professor Universitário Manuel Muanza fará a apresentação da mesma
Info:
www.obrasdebussulodolivro.blogspot.com
bussulo25@gmail.com
912370817