PRÁTICAS EDUCATIVAS, E PENSAMENTO
OPERATÓRIO
Se
há questões controversas em psicopedagogia, a influência das práticas
educativas sobre o desenvolvimento dos alunos é uma delas.
O
trabalho de investigação apresentado nesta obra incide precisamente sobre os
efeitos dos procedimentos pedagógicos utilizados em meio escolar sobre a
evolução do pensamento operatório, no sentido piagetiano do termo. No âmbito de
uma psicologia ecológica, é atribuído u amplo lugar à exposição das técnicas de
estudo das situações escolares.
A
investigação de Jean Drevillon permite igualmente evidenciar a grande
diversidade de vias de aprendizagem nos alunos de idade compreendidas entre 9 e
13 anos. Parece impor-se uma psicológica genética diferencial. Fica demonstrado
que há práticas educativas, principalmente as de tipo activo e flexível,
modulam o desenvolvimento operatório de modo especial.
A
pedagogia da descoberta agiria melhor fornecendo ingredientes intelectuais e
activando sistemas funcionais. Mas a estruturação das operações mentais,
seguindo pistas muito variadas, parece permanecer apanágio do sujeito em
situação de aprendizagem. Continua em aberto a questão de saber em que medida é
a escola susceptivel de ter em conta a diferença para ser verdadeiramente a
fonte em que se alimentam as múltiplas formas de inteligência.
Jean Drévillon
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