segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

As 5 etapas de um relacionamento

Tudo parece correr bem, formam o casal perfeito e dão-se muito bem mas de repente alguém decide que é tempo de acabar a relação, sem nenhum motivo muito forte. Concluem: “Afinal, parece que não era a pessoa certa” ou “Não foi a altura certa”. Mas porquê?
Depois de 40 anos de pesquisa clínica, o famoso psicólogo Jed Diamond concluiu que a maioria das pessoas encontra, de facto, a sua ‘cara-metade’. Mas, para que o relacionamento funcione é preciso superar cinco fases inevitáveis da vida a dois. O problema é que, como o psicólogo aferiu, a maioria das pessoas fica-se pela terceira fase e termina a relação.
De acordo com Jed Diamond e como explica no seu site MenAlive para conseguir um amor verdadeiro e duradouro é preciso passar por estas fases:


1. Paixão. Fase em que se sente extasiado pelas hormonas da felicidade, em que projeta todas as suas expectativas no parceiro e em que não consegue ver nenhum defeito nessa pessoa.
2. Início oficial da relação. Quando se começa uma união estável ou se dá o casamento o amor torna-se mais forte. Começam a viver juntos, a conhecer-se melhor e a influenciar os aspetos da vida do outro. É um momento de união e de alegria.
3. Desilusão. Este é o momento em que todas as esperanças são destruídas. Parece que os sentimentos estão a desaparecer, a outra pessoa torna-se demasiado previsível e o seu comportamento começa a irritá-lo. Quer fazer afastar-se durante um tempo ou mesmo pôr fim à relação. E é aqui que muitas pessoas dão o amor como morto e deixam de se esforçar por uma relação que parece já não lhes trazer felicidade há muito.
4. Superação da crise e criação do amor verdadeiro e duradouro. Se conseguir ultrapassar a terceira fase com segurança chega esta em que as ilusões que estava a projetar no seu parceiro desaparecem e começa a ver a pessoa que está à sua frente e não a imagem que criou dela. Se a aceitar como ela é e compreender os seus pequenos defeitos conseguirão ajudar um ao outro e passar para a fase do amor verdadeiro e criar uma parceria real.
5. Utilizar o poder de ambos para mudar o mundo. Sabendo que conseguiram ultrapassar todas as vossas diferenças e mal-entendidos e de que encontraram uma ligação profunda e forte entre vocês, sentem que têm força para mudar o que quer que seja, são uma equipa imbatível. Mais do que viver juntos, vivem juntos por um propósito e trabalham e pensam como um só

Sem comentários:

Enviar um comentário