quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Angola: Cremilda de Lima vence Prémio de Cultura e Artes na categoria de literatura


Luanda- A escritora Cremilda de Lima é a vencedora do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2016, na categoria de literatura, distinção anunciada nesta terça-feira, em Luanda, numa cerimónia decorrida no Ministério da Cultura.

De acordo com o residente do júri, António Fonseca,  a escritora venceu pelo conjunto de obras no domínio da literatura infantil.
“Desde, praticamente, a génese da literatura infantil, é uma das pioneiras, desenvolvendo um estilo de escrita ancorado na oralidade angolana e nos valores da cidadania que, com hábeis e criteriosos recursos linguísticos, lexicais, narrativos e de qualidade de escrita, resultam em textos de grande valor literário e de grande alcance cultural e educativo”, reforça o júri na sua justificação.    
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído, nomeadamente literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais e investigação em ciências humanas e sociais.
O prémio visa incentivar a criatividade nos domínios literários, artístico e da investigação científica no âmbito das ciências humanas e sociais, promover a qualidade da produção do cinema e áudio - visuais das artes de espetáculos, nomeadamente a encenação de obras teatrais, dança, música, bem como a promoção dos bens culturais e de conhecimento através da publicação, divulgação e valorização.
O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar no seio dos cidadãos ideias tendentes a compreensão das múltiplas formas da criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da nação.
Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A kianda e o barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O tambarino dourado”,  “Baia das pipas” e um Cd de conto infantil Angolano Editado pela Nido produções com adaptação do executivo

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2016/9/43/Angola-Cremilda-Lima-vence-Premio-Cultura-Artes-categoria-literatura,2d2351df-2484-421f-a80e-991a852fc544.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário