terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lançamento de gritos e Penumbras Bussulo Dolivro

A editora Soletrar vai apresentar terça-feira, às 10H00, na sala de conferências do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), o livro de poemas, intitulado “Gritos e Penumbras”, da autoria de Francisco Bussulo.
O livro, o primeiro do autor, é composto por 50 poemas, escritos em 50 páginas, e tem uma tiragem inicial de mil exemplares. Nos seus versos, Francisco Bussulo faz um retrato crítico do quotidiano da sociedade contemporânea mundial.
O livro, número um da colecção “Sociedade de Letras”, não apresenta um cariz amoroso, mas sim de advertência social “ao homem pelos males causados ao seu próximo, na sua incessante busca pelo poder, numa sociedade cada vez mais aberta e moderna”.
Para Francisco Bussulo, o livro “Gritos e Penumbras” é uma análise psicológica do dia-a-dia que leva cada leitor a fazer uma introspecção da sua vida. “Quem ler os poemas pode tirar as suas próprias conclusões, apesar das sátiras existentes no livro”, realçou.
Fazendo um apelo especial à busca do homem pelo poder, o livro não procura, diz o autor, julgar as pessoas, mas sim as suas acções. “É preciso mostrarmos às pessoas um pouco da realidade provocada pelo modernismo. Embora a poesia não seja o melhor veículo para passar esta mensagem, procurei enviar um recado construtivo em cada verso dos poemas”.

O título, criticado pelo sociólogo Zeca Branco, da Universidade Piaget e os professores de História de África e Língua Portuguesa, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Júlio Mendes e Daniel Muanza, foi prefaciado pelo docente e crítico literário Bukusu Anchim, da Universidade Agostinho Neto.
No prefácio do livro, o professor universitário Bukusu Ndongala Achim escreve que na linguagem dos poemas de “Gritos e Penumbras” há afirmação de uma dualidade, em que o autor faz transpirar e transparecer o sentimento profundo de um ser.
Francisco Bussulo desde muito cedo começou a revelar-se no mundo literário, tendo visto os seus primeiros artigos publicados no semanário O Independente, passando nesta altura a colaborar no “Suplemento Cultural IN”.
É actualmente professor, estudante de jornalismo e membro da revista literária “SoletraR” do município do Cacuaco.


http://jornaldeangola.sapo.ao/17/39/artigo?title=Soletrar+Editora+lan%C3%A7a+livro+do+poeta+Francisco+Bussulo&submeter=enviar&sec_id=17&sub_
id=39&seo=
soletrar_editora_lanca_livro
_do_poeta_francisco_bussulo&name=&email=&comment=

Sem comentários:

Enviar um comentário